Experiência transformadora

 

Existem muitas formas de uma liderança se inspirar e acionar gatilhos mentais que o levam a alguma transformação genuína e ao autodesenvolvimento. Uma delas passa pela experiência do voluntariado social, da oportunidade de fazer o bem, contribuir com causas e se aprofundar em realidades que se confrontam com a sua zona de conforto.

A quem está aberto ao aprendizado que o voluntariado social proporciona, se deparar com realidades, contradições, histórias, emoções, sentimentos e reflexões são fatos que podem mexer com suas estruturas. Para quem se beneficia, o ato voluntário também pode suprir uma necessidade pontual ou deixar um legado capaz de  empoderar pessoas e/ou comunidades.

A Filosofia Elos foi criada pelo Instituto Elos para atuar exatamente nesse ponto, para potencializar a capacidade de contribuição de líderes voluntários, que já atuam no mercado de trabalho, a fim de organizar e mobilizar as comunidades beneficiárias. Em conjunto com as comunidades locais, é possível concretizar propostas de construção de sonhos coletivos, a partir do olhar para a abundância de recursos disponíveis nos próprios locais para fomentar a multiplicação de situações de melhorias em uma escalada sustentável.

O Jogo Social Oasis é a metodologia encontrada para colocar a Filosofia Elos em prática. O Jogo é uma tecnologia social de uso livre que pode alcançar novos provedores de mudanças. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Oasis é viabilizado pelo “Coletivo Às Margens”, e tem sido praticado pelo Curso Vortex no Aglomerado Morro das Pedras. O Oasis aplica as 7 disciplinas da Filosofia Elos de maneira prática.

 

Fonte: site do Instituto Elos

 

“O Jogo Oasis é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos. Composto por jogadores e comunidades, o jogo considera uma definição ampla de comunidade que envolve diversos atores, como moradores, ONGs, governo local, lideranças e empresas. Concebido para ser de uso livre e praticado de forma totalmente cooperativa, para que todos, juntos, realizem algo em comum, o Oasis propõe regras que permitem a vitória de todos, sem exceção” (site do Instituto Elos).

 

Confira a apresentação do Jogo Oasis no vídeo a seguir:

 

Fonte: YouTube Instituto Elos 

 

O blog Lidere o Novo Mundo irá acompanhar a evolução das lideranças do Curso Vortex pelo Jogo Oasis para trazer um pouco das belezas e dos recursos encontrados no Morro das Pedras. Atualmente, a equipe já cumpriu as etapas Olhar e Afeto.

 

OLHAR

A primeira etapa que os participantes do Jogo precisaram cumprir é visitar o local. Devido à realidade da pandemia, alguns participantes visitaram o Morro das Pedras fisicamente, tomando todas as medidas cabíveis de proteção, enquanto outros realizaram visitas virtuais, pela internet, visualizando o ambiente e as ruas pelo GoogleMaps, Google StretView, além de pesquisar outras referências na internet. Em todos os casos, os levantamentos focaram as descobertas da abundância de belezas e recursos em meio à escassez, ou seja, “Olhar para o que tem e não para o que falta”. Dessa forma, os participantes são orientados para exercitar um olhar para as potências que existem no território. Buscar belezas e recursos não significa fechar os olhos para as desigualdades e problemas, mas sim desenvolver o olhar para as potências que existem no território e que irão ajudar, inclusive, na superação das desigualdades, dificuldades e desafios que a comunidade passa. Segue um vídeo conceito com a aplicação da disciplina por outra equipe, no ano de 2012.

 

Fonte: YouTube Vulture Filmes

 

AFETO

A partir das descobertas no passo anterior, é possível perceber que as belezas precisam do talento especial de alguém para existir, e que todo projeto social precisa de um grupo de pessoas com vontade de fazer a diferença. Todo empreendimento precisa de uma empreendedora ou empreendedor, ou ainda de um grupo deles. A disciplina Afeto objetiva escutar os corações por trás das belezas que tocaram os participantes do Jogo. É o momento de conversar, ouvir, de descobrir histórias, talentos para se conectar a várias pessoas que moram ou trabalham no Aglomerado Morro das Pedras. O processo é executado com plena atenção e interesse no entendimento de mobilização futura dos integrantes da comunidade e de como eles poderiam contribuir para o sonho coletivo. Segue um vídeo conceito com a aplicação da disciplina por outra equipe, no ano de 2012.

 

Fonte: YouTube Vulture Filmes

 

Entre os muitos resultados práticos dessas disciplinas, destacam-se a formulação de um mapa com as marcações dos recursos locais e a descoberta de vários talentos (belezas) do Morro. Esses atores, além de serem potências da comunidade, estão contribuindo muito para a articulação e crescimento do Jogo Oasis no Morro das Pedras, como Ita Canuto, do restaurante Cozinha da Ita; o grupo cultural Arautos do Gueto; o rapper Mano Coti; o grafiteiro Dágson Silva; o artista visual Fred Canuto; os fotógrafos e artistas visuais Iago Viana, Horacius de Jesus (Favela, Uma Foto Por Dia) e Édi da Silva; o projeto Flores do Morro; o movimento Morro das Pedras em Pauta; o projeto Taekwondo pra Elas (Falcões Taekwondo); o Coletivo Jovem Morro das Pedras; o poeta Alvair Julio Miranda, que publicou o livro “Poeta dos Becos e Vielas”, que coincidentemente (ou não) contém o poema Oasis:

 

OASIS

(Alvair Julio Miranda – Poeta dos Becos e Vielas)

 

Na solidão do meu quarto construo mundos

Na solidão do meu quarto embriago de multidões

Lá debruço no mundo meu, mundo seu e mundo nosso

Na solidão do meu quarto caminho com multidões

Na solidão do meu quarto alço voos longínquos

Lá mergulho no mar, reino em desertos quentes

Caminho nas nuvens e converso com pedras,

Carnes, sangues, olhos e sentimentos

No silencio do meu quarto deito na neve e no fogo

Lá me assombro com a maldade dos homens

E a sequidão dos humanos desumanizados,

A mais alta contradição entre os viventes

Na solidão do meu quarto abraço todos os objetos

Materialidade e abstração deitam juntos na mesma cama

Um mar de tintas, telas e pincéis borbulham

na mente faminta por criação

 

Gostou das descobertas? Acompanhe o nosso blog, em breve publicaremos a segunda parte desta sequência.

SOBRE NÓS

Este blog é um acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira, com finalidade educativa, visando a criação de um ponto de consulta e questionamento para contribuir com a formação dos futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação.

Posts mais recentes

Entre em contato
com a gente

    Sobre o autor

    "Lidere o Novo Mundo" é uma iniciativa educativa, sem fins lucrativos, com acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira. O blog objetiva ser um ponto aberto de consulta e questionamento para contribuir com a formação de futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação, promovendo um mundo mais justo.

    Deixe um cometário