Da idealização ao planejamento

Como visto no post anterior, o Jogo Social Oasis é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã idealizada pelo Instituto Elos e construída por uma tecnologia social de uso livre. O Oasis é formado por disciplinas que fazem parte de um processo de realização de sonhos coletivos, que envolve os 7 passos: Olhar, Afeto, Sonho, Cuidado, Milagre, Celebração e Re-evolução.

 

Os participantes do Curso Vortex estão aplicando o Oasis na comunidade do Aglomerado Morro das Pedras, em Belo Horizonte, através da parceria com o “Coletivo Às Margens”. O Blog tem acompanhado a evolução dos participantes para detalhar um pouco mais sobre o Oasis e, neste post, serão abordados os passos 3 e 4 do Oasis, que são, respectivamente, “Sonho” e “Cuidado”. Como a situação de combate à pandemia impõe severas restrições contra encontros presenciais no momento, o curso Vortex precisou adaptar a aplicação do Oasis ao ambiente virtual, o que também impactou a formulação do Sonho Coletivo.

 

“As mudanças nascem de sonhos! Este momento dos sonhos é extremamente rico em nosso processo, pois essa habilidade do sonhar deve ser cultivada se acreditamos na mudança para o melhor dos mundos. Acreditem!” (Coletivo Às Margens).

 

SONHO

A etapa Sonho tem a intenção de reunir a comunidade em torno de conversas mediadas pelos participantes do Jogo Oasis com os “atores” sociais da comunidade, que outrora foram mapeados na etapa Olhar e cativados na etapa Afeto. O processo tem o objetivo de levantar os sonhos relacionados à comunidade para que se possa notar pontos de convergência entre as pessoas interessadas em alguma melhoria para a formulação dos SONHOS COLETIVOS que a comunidade tem para o lugar onde vive ou atua, no caso, o Aglomerado Morro das Pedras. Devido à necessidade de manter o distanciamento social, essas reuniões foram realizadas de maneira virtual, por videoconferências coletivas entre os participantes do Oasis e a comunidade. Muitas pessoas tiveram contato com essa tecnologia pela primeira vez, e tiveram todo apoio da equipe Vortex para conseguir executar a ação. A imaginação dos participantes fluiu nessas ocasiões!

 

Durante as reuniões virtuais, surgiram diversas ideias de melhorias para o Morro que foram registradas pelos participantes Vortex, de pequenas conquistas a grandes realizações que poderão ser retomadas em outros momentos pela própria comunidade. No entanto, para o momento, o sonho coletivo definido como objeto de construção do Oasis, e devidamente adaptado ao momento, foi o desenvolvimento de website que terá a função de registrar, conectar e divulgar a abundância das belezas e riquezas das ações sociais e culturais que já existem no Aglomerado Morro das Pedras. O site oferecerá espaço bem estruturado para valorizar ONGs, organizações comunitárias, iniciativas assistencialistas, artistas visuais, poetas, músicos, representantes da gastronomia local, artesãs, projetos sociais, esportivos e muito mais! Confira um vídeo conceito com a aplicação da disciplina Sonho por outra equipe, no ano de 2012.

 

 

Fonte: YouTube Vulture Filmes

 

CUIDADO

Uma vez definido o “Sonho”, a etapa seguinte, “Cuidado”, é colocada em prática para visualizar o que se quer, planejar e estudar estrategicamente a capacidade de execução do Sonho. Nessa etapa são atribuídas funções a membros da comunidade e, no caso, também aos participantes do Curso Vortex, que irão contribuir no processo de pré-produção e produção. São estabelecidos prazos, metas, orçamentos, levantamentos de recursos locais que podem contribuir com a execução, busca externa de insumos complementares, ou seja, todos começam, de fato, a colocar a mão na massa para viabilizar o sonho coletivo. Em decorrência do momento vivido, toda a prototipação da plataforma Web tem sido realizada de forma digital, utilizando o design thinking, e, atualmente, os participantes atuam em 3 frentes de trabalho para realizar o que foi definido. Confira um vídeo conceito com a aplicação da disciplina Sonho por outra equipe, no ano de 2012.

 

Fonte: YouTube Vulture Filmes

 

Confira a seguir o depoimento de um dos atores sociais do Aglomerado Morro das Pedras, o líder comunitário Dodó, que está contribuindo para articular a comunidade em torno da construção do sonho coletivo facilitado pelo Jogo Social Oasis e pelos participantes do Vortex:

 

“O projeto significou o que a comunidade vive durante anos e supera todos os obstáculos. Nesse momento de pandemia não foi diferente, em meio à crise, lutas, fome e dor, a favela INOVOU e cria a plataforma que diz que estamos conectados para o bem. Ver um sonho de junções de ações de um só lugar, com tamanha riqueza, é um sonho, mesmo que ainda virtual, mas um grande passo de unificação de atitudes da comunidade que mostra seu verdadeiro valor! Gratidão OÁSIS / VÓRTEX” (depoimento de Dodó, ou Anderson Silva, fundador, músico e diretor comercial da ONG Arautos do Gueto).

 

Continue acompanhando o nosso blog. Em breve teremos mais informações sobre a realização do novo sonho coletivo da comunidade do Aglomerado Morro das Pedras.

SOBRE NÓS

Este blog é um acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira, com finalidade educativa, visando a criação de um ponto de consulta e questionamento para contribuir com a formação dos futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação.

Posts mais recentes

Entre em contato
com a gente

    Sobre o autor

    "Lidere o Novo Mundo" é uma iniciativa educativa, sem fins lucrativos, com acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira. O blog objetiva ser um ponto aberto de consulta e questionamento para contribuir com a formação de futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação, promovendo um mundo mais justo.

    Deixe um cometário