Diagnóstico sobre a inovação corporativa.
Muitas das organizações mais admiradas e das marcas mais valiosas do mundo são reconhecidas pelo caráter inovador. Utilizadas como exemplos e metas por líderes, professores, empresários, autores de todo o mundo, elas geram admiração e até mesmo tentativas de imitação.
Como uma forma de tentar desvendar a “receita” do sucesso de corporações como Google,Facebook, IBM, 3M, General Electric, a edição 102 da revista HSM Management trouxe ao seu público a excelente reportagem “Como está a cultura de inovação em sua empresa?“, no Dossiê QI de Inovação. A reportagem traz uma síntese de diferentes estudos que se complementam e ajudam na formulação da análise.
De acordo com a reportagem, os pesquisadores Gerard Tellis, Jaideep Prabhu e Rajesh Chandy estudaram a inovação em 759 empresas de 17 mercados e concluíram que a cultura corporativa é o fator decisivo que conduz as organizações às inovações radicais. Já os professores Jay Rao, de tecnologia e inovação, e Joseph Weintraub, de gestão, da Babson College (EUA), desenvolveram ferramenta que contribui para a identificação dos pontos fortes e fracos relativos à inovação, estabelecendo um Quociente de Inovação (QI). Steven Jonhson, por sua vez, identificou sete padrões comuns que levam às inovações mais disruptivas. Além de detalhar esses estudos, o documento ainda traz exemplos práticos, reflexões e casos de organizações inovadoras dentro da realidade brasileira.
Apesar de a reportagem ter sido publicada em 2014, os fatores analisados continuam pertinentes como parâmetro de análise e base para o desenvolvimento de novos estudos considerando a transformação digital e social que se encaminha a passos largos.
A reportagem pode ser conferida [
neste link ] e você pode adquirir ou assinar a
HSM Management através do site: https://www.revistahsm.com.br/offer