Ampliação da consciência para uma nova liderança

Existe um novo líder dentro de você?

O nosso modelo econômico está quebrado! E ele não se quebrou sozinho. Os líderes de ontem já não correspondem às expectativas do futuro, e para liderar a construção de uma nova realidade, as pessoas precisam se reconhecer como atores da construção de um mundo mais sustentável, com uma sociedade mais empática, responsável e menos desigual. Esse princípio está intrínseco ao propósito do “B Team“, organização sem fins lucrativos formada por líderes do setor privado e da sociedade civil, que trabalham para mudar culturas organizacionais criando e difundindo novas normas de liderança corporativa que vão além do compromisso próprio, almejando a transformação do hoje, para moldar um futuro melhor.

 

Para o “B Team”, os negócios e as lideranças devem atuar como uma força do bem, uma vez que, como são parte do problema, também têm a responsabilidade – e o poder – de liderar a solução. O “B Team” é comandado pela CEO e Catalisadora de Mudanças Halla Tómasdóttir, que também é empreendedora, líder de negócios, diretora de conselho, investidora, mãe e até ex-candidata à presidência da Islândia. Em entrevista a Bryn Freedman, em um TED realizado em fevereiro de 2019, Halla afirma que vivemos “em uma crise de conformidade quando continuamos a fazer negócios e a liderar sempre do mesmo modo, enquanto existem provas irrefutáveis (como o aquecimento global e as desigualdades) de que o mundo precisa que mudemos.” Para a CEO, a continuidade dos modelos de negócios como sempre foram desenvolvidos não são mais uma opção. Os novos líderes precisam de autoconhecimento para se transformarem, continuarem relevantes e também promoverem (catalisar) a mudança que queremos de forma coletiva:

 

“Precisamos de líderes corajosos, mas que devem ser humildes. E eles precisam ser guiados por uma bússola moral, e essa guia moral é a combinação de ter um propósito social… Você não pode mais ter uma licença para operar sem um propósito que contribua com a sociedade. Mas, para mim, o que mais falta nesse diálogo é um conjunto de princípios. Não podemos apenas definir por que existimos, mas também precisamos definir como vamos fazer negócios e como vamos liderar. E para nós, isso precisa ser feito para resolver estas crises iminentes: a crise climática, a crise da desigualdade e a crise da confiança. No B Team, adotamos sustentabilidade, igualdade e responsabilidade como nossos princípios. (…) Muitas pessoas sentem isso, e acho que há um movimento crescente por trás disso. Penso que o mundo procura lideranças responsáveis no momento, e qualquer líder que queira fazer parte do século 21 precisa começar a pensar de modo corajoso e holístico sobre como eles serão parte da solução e não mais uma fachada. Isso precisa ser feito realmente” (Halla Tómasdóttir).

 

Durante a entrevista, Halla mostra como alguém pode avançar e fazer a diferença, mesmo que ainda não tenha poder. “Existe um líder em cada um de nós”, diz ela, “e nosso trabalho mais importante na vida é libertá-lo”. A entrevista de Halla Tómasdóttir foi publicada originalmente no site www.ted.com e distribuída no canal oficial TED no YouTube. A seguir você confere a reprodução da íntegra da entrevista.

===

A CRISE DA LIDERANÇA – E UM NOVO CAMINHO A SEGUIR

TED | Halla Tómasdóttir e Bryn Freedman *

 

Como deve ser a liderança moderna? A empresária e ex-candidata à presidência islandesa Halla Tómasdóttir acredita que os líderes globais precisam mudar seus caminhos – ou correm o risco de se tornar irrelevantes.

 

https://youtu.be/gmG5ADvPN98 

 

* Disponível em: https://www.ted.com/talks/halla_tomasdottir_and_bryn_freedman_the_crisis_of_leadership_and_a_new_way_forward

SOBRE NÓS

Este blog é um acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira, com finalidade educativa, visando a criação de um ponto de consulta e questionamento para contribuir com a formação dos futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação.

Posts mais recentes

Entre em contato
com a gente

    Sobre o autor

    "Lidere o Novo Mundo" é uma iniciativa educativa, sem fins lucrativos, com acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira. O blog objetiva ser um ponto aberto de consulta e questionamento para contribuir com a formação de futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação, promovendo um mundo mais justo.

    Deixe um cometário