Você é um Líder VORTEX?

VOCÊ É UM LÍDER VORTEX?

Por Adriana Baracho, Diretora de Desenvolvimento Humano, sócia da HR Office Consultoria, co-realizadora do Curso Vortex, psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas, mestre em Administração. Texto original para o blog “Lidere o novo mundo”.

 

Acredito que as transformações necessárias para lidar neste novo presente estão fundamentadas na forma como vamos agir diante de “tudo isto”. Para tanto, um dos grandes atores neste momento são as lideranças.

Não falo das pessoas que ocupam um cargo de poder e sim daquelas que realmente podem influenciar e inspirar outros para um objetivo comum. Existe um potencial dentro de cada um de nós que é capaz de atuar no mundo de forma transformadora, consciente e responsável.

Podemos ser um Líder VORTEX. Esse conceito nasceu quando estávamos desenvolvendo um programa de formação para jovens lideranças e que tinha um propósito de oferecer experiências transformadoras, aprender na prática.

Escolhemos no nome VORTEX por representar o centro de toda espiral. A energia que traz o movimento e pode alterar rotas e caminhos. Assim é o Líder VORTEX, pode ser uma gota d’água que cai em um lago e provoca pequenas ondas visíveis apenas para alguns. Pode ser o centro de um furacão que provoca grandes movimentações e muda tudo o que está ao seu redor. Mas o que eles têm em comum? A capacidade de provocar movimento e transformar seu ambiente.

Para nós, o Líder VORTEX poderá provocar transformações para um novo presente mais consciente. Suas atitudes serão o que este novo mundo nos solicita, que para nós são baseadas em quatro dimensões: CORAGEM, AMBIDESTRIA, HUMILDADE e GESTÃO DAS EMOÇÕES.

Vamos falar de cada uma delas:

  • CORAGEM: capacidade para agir sustentado em princípios e convicções, em prol do bem, mesmo quando fazer a coisa certa implique em riscos pessoais
  • GESTÃO DAS EMOÇOES: habilidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. É a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas e compreender as suas emoções e as do outro, buscando apoiar, ensinar, motivar e inspirar as pessoas.
  • HUMILDADE: sabedoria para aceitar os seus erros, aprender com as críticas e outros pontos de vista, buscar contribuições dos demais para trabalhar suas próprias limitações
  • AMBIDESTRIA: equilíbrio para agir com responsabilidade, utilizando tanto a lógica e o raciocínio para solucionar problemas, quanto a capacidade criativa por meio da excelência dos integrantes de seu time, dando voz e acreditando em seus potenciais e suas competências, estimulando-os a liderar junto com você.

Para ser um Líder VORTEX é necessário desenvolver as atitudes que promovam a colaboração, a experimentação e o aprendizado. É necessário ousar, ter a coragem de bancar novas ideias e conceitos ainda não testados. Agir sustentado por valores e princípios que possam incluir pessoas, mudar resultados e contribuir para uma sociedade e mundo melhores.

O Líder VORTEX não espera por heróis que digam o que fazer, pois é protagonista de seu momento. Ele não precisa ser validado por um cargo, acredita no poder de um time, do fazer coletivo. Ele é capaz de envolver a todos para alcançar algo que foi sonhado em conjunto, com cada um dando o melhor de si por estar inspirado pela grandeza do sonho coletivo.

Afinal, ser um Líder VORTEX não é só uma competência, é uma crença de que a transformação transcende a ação individual, que ela está no poder do coletivo.

SOBRE NÓS

Este blog é um acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira, com finalidade educativa, visando a criação de um ponto de consulta e questionamento para contribuir com a formação dos futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação.

Posts mais recentes

Entre em contato
com a gente

    Sobre o autor

    "Lidere o Novo Mundo" é uma iniciativa educativa, sem fins lucrativos, com acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira. O blog objetiva ser um ponto aberto de consulta e questionamento para contribuir com a formação de futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação, promovendo um mundo mais justo.

    Deixe um cometário