Você está pronto(a) para liderar o novo mundo?

Liderar é um exercício que exige autoconhecimento e constante aprimoramento de habilidades e competências. Para obter o máximo de si e de uma equipe em um ambiente de confiança e colaboração, a liderança precisa ter uma visão abrangente e estratégica do negócio, determinação para fazer escolhas, coragem para assumir riscos, humildade para admitir os erros, além de desenvolver atitudes que promovam a experimentação e o aprendizado.

No Curso Vortex, a capacitação das lideranças considera todo conhecimento e experiência já adquiridos pelos participantes em suas carreiras. A bagagem de cada líder é somada a uma nova e transformadora experiência de aprendizado e de trocas de conhecimento, capaz de mudar a rota de suas carreiras e das organizações nas quais atuam rumo a um novo destino. Essa troca ocorre entre os próprios colegas, professores, coaches certificados e, principalmente, através do contato direto com mentores que lideram grandes organizações.  

A metodologia VORTEX engloba uma experiência completa, promovendo o conhecimento em espiral, para gerar um processo dinâmico e contínuo de aprendizado em quatro módulos:

  • Aula: professores com metodologias inovadoras e conteúdo programático, com professores de renomadas escolas de negócios;
  • Mentoring: líderes de grandes organizações nacionais e internacionais, promovendo o diálogo de gerações à cerca da realidade de mercado;
  • Coaching: um profundo trabalho com cada aluno para promoção de autoconhecimento;
  • Vivência: aprendizado prático com a realização de projetos de impactos sociais.

Como destacado anteriormente, saber ouvir e aprender com o sucesso ou as dificuldades de bons mentores é fundamental. Conhecer mais sobre a realidade de mercados a partir de outras vivências pode contribuir com a maturidade e a formação multifacetada do líder. Os erros e acertos do mentor, ou mentora, em sua caminhada pessoal e profissional, podem ser espelhos do ponto em que a liderança quer chegar. Por isso a escolha dos mentores do VORTEX estabelece um alto um padrão de CEOs que fazem toda diferença para as organizações onde atuam e para os seus mercados. 

 

Conheça mais sobre os Mentores da edição 2021 do Curso Vortex

Marco Antônio Branquinho Junior

Marco Antônio Branquinho Junior é CEO da Cedro Têxtil, primeira S/A de capital aberto do Brasil e com mais de 148 anos de tradição e capacidade de produção de 168 milhões de metros quadrados de tecidos por ano. Ele iniciou suas atividades na organização em 2004, como assistente de Diretor, e se tornou o primeiro Diretor-Presidente da empresa sem possuir vínculo familiar com os fundadores, no ano de 2014.

Desde que assumiu como CEO, ele liderou a recuperação da companhia, após a maior crise enfrentada pelo setor têxtil em 2015, quando a empresa apresentou um prejuízo de quase 100 milhões de reais. E desde o início da pandemia, vem conduzindo a instituição com sucesso, frente às mudanças e adaptações impostas pelo novo cenário, demonstrando a capacidade de resiliência da organização para persistir diante de situações adversas. Sob o comando de Branquinho Junior, a Cedro Têxtil comemora os 148 anos de fundação com o posicionamento de realinhar o seu futuro com uma visão mais humanizada. Confira o vídeo manifesto da marca:

“‘Realinhando o Futuro’ foi a forma de reafirmarmos, em um momento difícil como o que enfrentamos durante este ano por causa da pandemia, nossos compromissos com a necessidade de geração de resultados sustentáveis, com a manutenção da integridade da reputação da empresa e com preservação do respeito pelas necessidades das pessoas que fazem parte da nossa comunidade de empregados, fornecedores e clientes”. Branquinho Junior em entrevista ao site do Congresso Internacional ABIT, em 04 de novembro de 2020.

Marco Antônio Branquinho Junior também possui uma vasta experiência como consultor. Ao longo de sua carreira, ele participou de grandes projetos na FDG e no INDG, atuando em diversas instituições nacionais e multinacionais, tais como Volkswagen, Ambev, Vale e Ministério da Fazenda. Integrou, ainda, a Diretoria do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), ONG fundada pela FIEMG, em conjunto com as maiores empresas de Minas Gerais.

 

Roberta Vasconcellos

Visão empreendedora, olhar inovador, resiliência, criatividade e adaptabilidade. Essas são algumas das habilidades que fizeram Roberta Vasconcellos, atual CEO e Co-Fundadora da startup BeerOrCoffee, trilhar uma carreira de sucesso e se tornar, aos 32 anos, um dos principais nomes do ecossistema de startups do país.

A BeerOrCoffee é uma plataforma online que contribui com pessoas e organizações a encontrarem o escritório ideal. A empresa é a maior rede de coworkings do país, com mais de 1.000 espaços de trabalho flexíveis, em mais de 160 cidades do Brasil, com soluções diversas para organizações de todos os perfis e tamanhos. O período de pandemia também trouxe adaptações para a startup, apesar de a empresa já estar totalmente adaptada ao trabalho remoto. Confira o vídeo da entrevista de Roberta Vasconcellos à Jovem Pan sobre o tema:

“Para mim, o futuro do trabalho foi antecipado em pelo menos 10 anos em razão da adoção do trabalho remoto e da necessidade de uso de espaços flexíveis pós-quarentena. Trabalhar com esse modelo desde o início no BeerOrCoffee, em 2017, nos deu vantagem competitiva. Passamos a oferecer apoio à adaptação ao trabalho fora do escritório com webinars e outros conteúdos, além de ajudar as empresas a reduzirem custos com escritórios”. Roberta Vasconcellos em entrevista à Forbes em 2020.

Atuando desde 2009 no mercado de startups, Roberta acumula grandes conquistas. Ela iniciou sua carreira na Samba Tech, considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo e referência no mercado de vídeos online, e foi Co-Fundadora do app TYSDO-Things You Should Do. Em 2015, fundou a startup BeerOrCoffee, uma plataforma especializada em conectar empresas e profissionais a centenas de coworkings em todo Brasil e criar conexões valiosas para seus assinantes.

Além desses feitos, Roberta Vasconcellos também é Embaixadora do “Crie O Impossível” (maior sala de aula a céu aberto para alunos de escolas públicas do país), Global Shaper (Fórum Econômico Mundial de Jovens Líderes) e foi eleita “30 under 30”, em 2015, pela Revista Forbes Brasil.

 

Ronaldo Ribeiro

Ronaldo Ribeiro, atual CEO da Farmax (uma das maiores indústrias produtoras de farmacêuticos, cosméticos e higiene pessoal do país), é reconhecido por ser um líder que inspira um alto engajamento da equipe e acredita fortemente que o cuidado gera resultados. Para ele, gestão humanizada é “voltar-se para seu time (composto por pessoas, não máquinas) e, respeitando a individualidade de cada um, fazerem juntos, da melhor forma que vocês acreditam, um produto e/ou serviço chegar nas mãos de alguém” (frase retirada do artigo de Ronaldo Ribeiro para a Revista Gestão RH, Edição 151).

Desde que assumiu como CEO da Farmax em 2018, a companhia vem apresentando taxas de crescimento superiores a 20% ao ano e foi eleita por duas vezes consecutivas como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar. Ronaldo Ribeiro é parte fundamental dos resultados positivos da Farmax e a sua visão de gestão humanizada tem ditado o tom das crenças da própria empresa. No artigo “Nada substitui a conexão humana”, publicado na edição 151 da revista Gestão RH (2021), Ronaldo discorre sua ideia sobre o tema com muita clareza. Clique na imagem para ler a íntegra do artigo:

“Para mim, isso é gestão humanizada: ser o líder que você gostaria de ter. Tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado. Voltar para a sua casa no fim do dia e ter orgulho de contar para a sua família o que você fez e, principalmente, como foi feito por muitas pessoas reais. Quem sabe esse conceito não possa inspirar mais gente…” Artigo de Ronaldo Ribeiro.

Antes da Farmax, Ronaldo foi Diretor Industrial do Grupo Boticário de 2016 a 2018, além de Diretor de Operações, Diretor de Planejamento e outras funções estratégicas na Unilever entre 2001 e 2016, com impacto nas unidades da empresa no Brasil, América Latina, Reino Unido e América do Norte.

 

Wilfred Bruijn

Wilfred Bruijn (Bill), CEO da Anglo American Brasil, é reconhecido no mercado como o novo rosto da mineração sustentável. Uma de suas fortes características como líder é saber vincular estratégias de crescimento da organização a objetivos sociais e de sustentabilidade. Por isso, um de seus grandes propósitos à frente da organização é contribuir com a reinvenção do seu setor para consolidar um modelo de mineração mais ecológico e humanizado.

A Anglo American é um negócio de mineração globalmente diversificado. A empresa foi fundada na África do Sul, em 1917, e atualmente é sediada em Londres, no Reino Unido. O escritório corporativo da empresa no Brasil está situado em Belo Horizonte, MG, de onde são gerenciadas a produção de minério de ferro e níquel em território nacional e a equipe de 4.000 empregados próprios, liderados por Bill. A Anglo se posiciona como uma mineradora responsável, que valoriza os recursos naturais e sustenta o propósito de “Re-imaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”.

Em junho deste ano, Bill concedeu uma entrevista à revista “Ecológico” abordando mais sobre a sua experiência profissional e de vida, que ajudaram a moldar o seu perfil como líder máximo de uma das principais mineradoras atuantes no Brasil. Clique na imagem abaixo para acessar

“Continuo otimista. Hoje estou vendo que, mesmo em estado acelerado de degradação ambiental, o planeta continua vivo e resiliente, tentando resistir. É da sua natureza. Temos que jogar no seu time. Não há outra saída pra gente. O ser humano, como um todo, vai ter que adotar um comportamento similar à Terra.” Wilfred Bruijn em entrevista ao “Ecológico”.

Desde 2019 Wilfred Bruijn é CEO da Anglo American Brasil. Entre suas principais atuações antes de ingressar na empresa, estão a de alto executivo da Mineração Usiminas; diferentes cargos de Diretoria na Vale, tendo sido CFO e CEO da MBR/Vale. Além disso, foi membro do Conselho de Administração da MRS Logística por mais de 10 anos.

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