Olhares e reflexões sobre a saúde emocional nas empresas.

 

A pandemia deixou dúvidas e uma certeza: todos fomos afetados. Além da tensão constante entre prevenir a contaminação, superar a doença ou conviver com perdas e ainda trabalhar para sobreviver ou para conseguir trabalho, a situação de distanciamento social e cuidados sanitários no exercício (local ou home office) das atividades profissionais, forçou todos os trabalhadores a gerir situações permanentes de stress e uma explosão de emoções.

 

Mas e quando ainda estamos sobrecarregados ou imersos nos problemas? Aí fica ainda mais difícil conseguir tempo, motivação e energia mental para encontrar saídas de gerenciamento das emoções e controlar os seus efeitos no dia a dia.⁣ Como lidar com a insegurança, ansiedade, raiva, angústia, inveja, frustração, medo, tristeza? Passado um ano de pandemia, procurar resposta para as questões da saúde emocional das pessoas nas corporações tornou-se pulsante! Foi considerando indagações sobre “Como podemos tornar nossas dores menos individuais e mais coletivas? Será possível diminuir o apontar de dedos para nos envolvermos em uma mudança viável? Dá para cultivar um pouco de equilíbrio para ajudarmos os outros? Por onde começar?” que a comunicóloga Nathália Roberto e a pedagoga Isabella Ianelli lançaram a iniciativa “O Curso das Emoções”:

 

 

 

“Em plena pandemia, bagunçados com a ausência dos nossos grupos, destroçados por um triste desgoverno, afobados pelos meses que ainda virão… Estamos de fato vivendo maus momentos em sociedade e não há como isso não se refletir em nossas emoções. Uma crise, pois.

Será que estamos fadados a esperar a vacina da Covid-19 e a vacina das emoções? Entre um remédio que anule nossas dores emocionais e a constatação de que estamos perdidos, tem outro jeito de olharmos para essa situação?”

 

As experiências com as práticas e os questionamentos do atual contexto, estimularam Nathália e Isabella a ir mais a fundo no tema. Imersas no mundo corporativo e interessadas em melhorar o nível de bem-estar das pessoas nas empresas, as pesquisadoras ouviram lideranças, levantaram relatos, reflexões, compilaram dados de diversas fontes existentes e abriram possibilidades de caminhos para contribuir com a solução dos problemas emocionais das pessoas e das organizações onde atuam, resultando no acalentador e-book “Saúde Emocional nas Corporações”.

 

Segundo Nathália Roberto, em depoimento ao Podcast das Emoções, “enquanto mais a gente estudava para fazer esse material, mais a gente percebia o quanto precisa ser urgente esta conversa”. A constatação das autoras sobre as fragilidades e rupturas por detrás de cada profissional, estagiário, júnior, pleno, sênior, executivo, CEO (ou qualquer nomenclatura corporativa) conectou os aspectos humanos de cada mãe, pai, filho, amigo, melhor amiga, vizinho, cada ser que se encontrava naquela situação emocional de risco. Você pode fazer o download gratuito do e-book no site do projeto (http://ocursodasemocoes.com.br/empresas/) ou clicando na imagem abaixo:

 

 

A leitura é breve, informativa e mesmo com dados e depoimentos densos, o caminho de assimilação do conteúdo, associação à realidade individual e aprendizado com as sugestões para superar os desafios emocionais é um processo realizado de forma absolutamente empática, leve e com enormes ganhos pessoais e coletivos, ao ambiente organizacional. Vale a pena conferir!

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