Conhecer as emoções para evoluir

O Atlas de Emoções é uma iniciativa interativa idealizada com o apoio do Dalai Lama para mapear as emoções humanas. Ele tem propósito de ajudar as pessoas a melhor compreender as emoções, afim de desenvolver métodos capazes de “acalmar a mente” para que as pessoas desenvolvam mais controle em busca do equilíbrio emocional. Para realizar o mapeamento teórico, Dalai Lama convidou o psicólogo e renomado cientista de emoções Dr. Paul Ekman, que em companhia de sua filha Eve Ekman, traçaram cinco emoções universais para delimitar o campo conceitual do projeto: raiva, medo, nojo, tristeza e alegria, e apontaram como essas emoções são disparadas, bem como o tipo de reações que elas causam. O resultado prático do trabalho pode ser acessado no site http://atlasofemotions.org/ .

A busca pelo equilíbrio emocional é um passo evolutivo para os seres humanos e também para aprimorar a atuação de lideranças. Para compreender melhor o espectro do Atlas e como ele impacta o mundo organizacional, é importante invocar antes alguns conceitos básicos. Emoções são respostas incontroláveis a estímulos externos, sendo expressadas por alterações fisiológicas. Por sua vez, sentimentos são consequências das emoções, ou seja, assimilados pelo indivíduo com base em referenciais pessoais. Equilíbrio Emocional é a consciência das emoções em si mesmo e nos outros, a partir da identificação de gatilhos que desencadeiam comportamentos no momento em que surgem. A compreensão sobre como as emoções afetam o indivíduo e a forma como cada um lida com elas, é fundamental para que indivíduos e lideranças desenvolvam o equilíbrio emocional, identificando melhor as situações gatilho que despertam as emoções para conseguir assimilá-las de melhor forma. As emoções influenciam escolhas e aprender com as experiências emocionais geram mais sabedoria, o que ajuda no desenvolvimento de líderes que atuam com mais clareza.

 

“Na verdade, as pessoas querem ser felizes, e a maioria não quer sentir medo, raiva, tristeza… Mas não poderíamos viver sem as emoções, a questão é como lidar com elas” (Paul Ekman).

 

De acordo com o Atlas, o primeiro passo para se conquistar a consciência emocional é aprender a identificar como você se sente e porquê. Para tanto o Atlas ajuda a entender as emoções, como elas são desencadeadas, qual é a sensação, e como respondemos. A consciência em si já é uma ajuda na compreensão das experiências emocionais e, como Paul Ekman afirma, já que não é possível se livrar das emoções, é necessário usar estratégias que  ajudem a responder a elas de maneira útil, construtiva. Para tanto, podemos abordar as emoções universais da seguinte forma: 

TRISTEZA: o que nos causa tristeza varia muito com base em noções pessoais e culturais de perda. Desempenha um papel importante em sinalizar a necessidade de receber ajuda ou conforto. Tristeza e agonia são dois lados da mesma emoção. Tristeza é o lado passivo e a agonia o lado que protesta, mas ambas tem a mesma expressão facial. Gatilho universal: perda de uma pessoa ou objeto valorizado, embora isso possa variar muito entre os indivíduos com base em suas definições pessoais de valor e perda; perda de algo ou alguém com o qual temos forte conexão (muitos tipos de perdas podem causar tristeza): rejeição por um amigo, perda de trabalho, deterioração do corpo por envelhecimento ou doença.

RAIVA: surge quando somos impedidos de perseguir uma meta e/ou tratados injustamente. No extremo, a raiva pode ser uma das emoções mais perigosas por causa de sua conexão potencial à violência e, portanto, é comum procurarmos ajuda para lidar com elas. A principal mensagem de raiva é: “Saia do meu caminho!” e comunica qualquer coisa, desde mera insatisfação à ameaças. Gatilho universal: interferência: se a interferência é deliberada, a raiva pode ser mais forte e sentida em relação a si mesma por ser incapaz de remover o obstáculo; injustiça: alguém tentando nos machucar ou a um ente querido fisicamente ou psicologicamente; raiva de outra pessoa: traição, abandono, rejeição, observar alguém que infringe a lei ou uma regra cultural, por exemplo.

MEDO: surge com a ameaça de dano físico, emocional ou psicológico, real ou imaginário. Desempenha um papel importante para nos manter seguros, pois nos mobiliza para lidar com o perigo potencial. Gatilhos comuns: escuridão ou perda de visibilidade do ambiente, alturas e vôos, interação social e/ou rejeição, cobras, roedores, aranhas e outros animais, morte e medo de morrer.

ALEGRIA: emoção agradável, normalmente decorrente de conexão ou prazer sensorial. Sorriso é um sinal e pode ocorrer em diferentes contextos como: prazer visual, auditivo, tátil, gustativo, odorífero. Elevação (humor elevado com sentimentos de otimismo e esperança geralmente relacionados a atos humanos inesperados de bondade). Gatilhos: prazer derivado de um dos cinco sentidos (toque, paladar, olfato, visão, som); testemunhar ou participar de atos de bondade e compaixão humana; aliviar o sofrimento em si e/ou nos outros; experimentar ou testemunhar algo engraçado ou divertido; realização pessoal ou testemunhar as realizações de um ente querido; sentir-se conectado (ou seja, consigo mesmo, com outras pessoas, lugares, animais, natureza, causa, espírito ou religião).

NOJO: surge como um sentimento de aversão a algo ofensivo. Podemos sentir nojo de algo que percebemos com nossos sentidos físicos (visão, olfato, tato, som, paladar), pelas ações ou aparências das pessoas e até pelas ideias. Função de bloquear ou eliminar algo ofensivo, tóxico ou contaminante. Gatilhos: produtos corporais expelidos como fezes, vômitos, urina, muco e sangue; certos alimentos (geralmente de culturas diferentes da nossa); algo apodrecendo, lesões, cirurgias e/ou exposição ao interior do corpo; uma pessoa, animal ou coisa que se considera fisicamente feia; perversões ou ações percebidas de outras pessoas (como certas inclinações sexuais, tortura ou servidão).

Através da navegação no site do Atlas é possível selecionar as emoções para aprender mais a respeito de cada uma e também sobre os diferentes estados e intensidade de todo o espectro e escala das famílias das emoções, uma experiência que pode ser muito mais rica ao acessar o site. Como exemplo, reproduzimos aqui a escala da emoção “Alegria“: 

O site também apresenta uma seção para identificar as respostas (ações) aos estados emocionais, que naturalmente variam de acordo com circunstâncias. No caso das respostas à Alegria, por exemplo, o Atlas indica: “podemos exclamar para expressar nosso sentimento de encanto entre amigos, mas sentir admiração em silêncio quando estamos sozinhos. Expressar assombro exclamando pode ser construtivo como um meio de compartilhar o espanto, porém destrutivo se for em resposta a fazer gozação com alguém.”

O aprendizado sobre as emoções também pode acontecer no site através de uma Linha do Tempo de cada emoção. A Linha do Tempo facilita a identificação dos gatilhos, as experiências emocionais, as respostas e a “saturação emocional”. De acordo com o Atlas: “Quando uma emoção é desencadeada, estamos sob o domínio dessa emoção, o que limita nossa capacidade de pensar com clareza e escolher como reagir. À medida que o tempo passa, ganhamos alguma clareza e a habilidade de fazer escolhas conscientes. Com consciência podemos parar antes de reagir e escolher a resposta que melhor se aplica a nossos objetivos.”

O Altas de Emoções é uma ferramenta interativa que contribui para construção do vocabulário de emoções dos indivíduos e das lideranças afim de iluminar o seu campo emocional. Vale a pena acessar o projeto e explorar suas possibilidades para compreender sobre o controle sobre o que desencadeia as emoções e quais as respostas são dadas a ela.

 

Obs.: este post foi elaborado a partir do módulo “Gestão das Emoções” do curso Vortex, apoiado em conteúdo desenvolvido em parceria com a “Entre Consultoria“. Fonte da imagem ilustrativa de topo: artista Agnes Cecile: https://www.deviantart.com/agnes-cecile 

SOBRE NÓS

Este blog é um acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira, com finalidade educativa, visando a criação de um ponto de consulta e questionamento para contribuir com a formação dos futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação.

Posts mais recentes

Entre em contato
com a gente

    Sobre o autor

    "Lidere o Novo Mundo" é uma iniciativa educativa, sem fins lucrativos, com acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira. O blog objetiva ser um ponto aberto de consulta e questionamento para contribuir com a formação de futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação, promovendo um mundo mais justo.

    Deixe um cometário