Lições de vida e liderança na tela

Uma boa liderança também precisa de boas inspirações.

Somos indivíduos sociais e moldamos o nosso perfil, nossos valores, referências morais e caráter a partir da personalidade, vivências, sentimentos, mas também da absorção de referências, identificação de exemplos, histórias marcantes, estudos esclarecedores que assimilamos. Conhecimentos e emoções podem causar impactos que moldam nossos caminhos sensivelmente ou que iniciam mudanças profundas em nossas vidas.

Os motivos que de fato inspiram cada pessoa são variados, que começam por seu conjunto de valores individuais (desenvolvido, adquiridos ou impostos), incluindo aí a sua compreensão da realidade e da subjetividade, da sua cultura, seus dogmas, suas experiências, sua moral, sua realidade, suas aspirações, seus desejos, mas também de certas convenções sociais que moldam o inconsciente coletivo e afetam o indivíduo a partir de valores humanos essenciais (como a vida) e emoções universais. Os fatores externos se apresentam diante de um processo de demandas sociais que é renovado e revisto continuamente, a partir de leituras de cada tempo presente que muitas vezes se chocam ou surpreendem valores individuais. Enquanto a inovação (de pensamento ou de sentimento a respeito) promovem rupturas, e outras histórias embalam nossas próprias crenças com uma linguagem cativante, ambas as situações podem se tornar gatilhos para a evolução das ideias de cada pessoa que recebe esses estímulos e ao mesmo tempo contribuem para conquistas sociais.  

O retrato desse complexo jogo entre fatores individuais e demandas coletivas sempre foram muito bem representados na história da produção cinematográfica. Ainda hoje, ela é a expressão artística mais rica em recursos para construir narrativas tocantes, mesmo que variando formato e linguagem, como em ficções, séries, registros e documentários. Portanto, para incentivar lideranças a buscar inspirações em suas vidas, realizamos uma lista de 11 filmes relacionados a trajetórias profissionais que podem contribuir para o direcionamento de olhares em busca do seu melhor desenvolvimento e da construção de um novo mundo.

Detalhe, existem inúmeras histórias inspiradoras e diversos empreendedores de sucesso, atletas de alto rendimento, artistas talentosos com histórias que merecem ser conhecidas. Entretanto, selecionamos alguns exemplos (reais e fictícios) que também são parâmetros para algo além da realização profissional. Confira:

    

11) Brené Brown: The Call to Courage (Sandra Restrepo, 2019)

Com humor e empatia, Brené Brown, pesquisadora da Universidade de Houston e um fenômeno do TED Talk, discute o que é preciso para trocar o conforto pela coragem em uma cultura de escassez, medo e incerteza.

 

10) O Sal da Terra (Wim Wenders e Juliano Salgado, 2014)

Documentário sobre a sensibilidade, a trajetória, a coragem, o propósito e a obra de Sebastião Salgado. O fotógrafo que saiu do interior de Minas Gerais apresentou ao mundo a sua arte e qualidade técnica com visão ímpar sobre causas humanitárias e ambientais.

 

9) Chef’s Table (Netflix, 2015 – 2020)

Esta série não é apenas sobre culinária, mas sobre a arte de pratos, histórias de chefes de sucesso pelo mundo e suas inspirações. Trata de processos, paixão, culturas, ousadia, risco, dedicação, inovação, motivação, e resultados de excelência.

 

8) À Procura da Felicidade (Gabriele Muccino, 2006)

Como agir quando tudo dá errado, por que persistir e se superar? Este filme baseado na vida do investidor Chris Gardner, trata sobre foco, determinação, autoconhecimento, crença, excelência, entrega e ambição para perseguir sonhos. Há muito o que percorrer antes do sucesso.

 

7) Whiplash: Em busca da perfeição (Damien Chazelle, 2014)

Quando o sonho de um músico ambicioso se encontra com uma única oportunidade, mas nas mãos do líder errado, o que parecia ser a fórmula de sucesso, também pode ser a sua ruína. Talento, perfeccionismo e dedicação sem satisfação ou amor vira decepção, sofrimento.

 

6) Amor por Direito (Peter Sollett, 2016)

Diagnosticada com uma doença terminal, uma policial lidera a luta para que a união homoafetiva seja reconhecida para o direito de pensão pós-morte, em benefício de sua parceira. O amor é propulsor dessa história de superação, dedicação, de luta por justiça contra preconceitos, de mudança das leis e da própria sociedade.  

 

5) Paratodos (Marcelo Mesquita, 2016)

Quando histórias de vida são marcadas por tragédias, deficiências, preconceito e exclusão, para os para-atletas a alternativa é seguir em frente, quebrar barreiras, superar as adversidades sociais, físicas e competitivas em busca das conquistas.

 

4) Obrigado Por Fumar (Jason Reitman, 2005)

A rotina do líder de uma indústria inconveniente que avança limites para atingir seus objetivos, levanta uma discussão crítica sobre ética, valores, consequências de atos, cultura organizacional e a supressão moral em nome do dinheiro, embalado por um discurso sedutor de sucesso.

 

3) Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015)

Alcançar uma posição de privilégios, ainda que medianos, não é motivo para anular vidas ao redor. A perspectiva servil de uma trabalhadora doméstica que abdica de sua história pelo bem das vidas de seus patrões (ainda que tratada como “parte da família”) diz muito sobre a realidade do Brasil, que ainda hoje oferece pouca mobilidade social e que é recheada de preconceitos. De repente Val, a empregada, se depara com a possibilidade de rever valores, de se autoafirmar, de transformar a sua vida com o reencontro da sua filha.

 

2) Hotel Ruanda  (Terry George, 2005)

Há situações nas quais a empresa, a cultura organizacional, o lucro, a carreira, o cargo, ganhos pessoais significam nada quando valores humanos são colocados à prova. Este filme se passa em Ruanda durante o conflito entre hutus e tutsis que causou o genocídio de mais de um milhão de pessoas no país. A barbárie revelou um personagem consciente do peso de suas escolhas ao fazer a coisa certa, mesmo quando os poderosos viraram as costas, ele se arriscou e salvou as vidas que pôde. Nesses extremos surgem verdadeiros heróis, como Paul Rusesabagina, que inspirou o filme.

 

1) Invictus (Clint Eastwood, 2009)

O poder da liderança e de mobilização de grupos (ou de um país inteiro) em torno de uma causa não surge ao acaso. A história do inabalável líder sul-africano Nelson Mandela, que lutou por igualdade e justiça por toda vida, tem uma passagem especialmente inspiradora representada neste filme. Após o fim do apartheid e recém-eleito presidente, Mandela governa uma África do Sul dividida e alia-se a François Pienaar, capitão da seleção nacional de Rúgbi, para unificar o país, utilizando-se dos valores do esporte mais popular entre os sul-africanos como um símbolo de união, luta e conquista para superar o racismo.

 

#MençãoHonrosa: o ator Robin Williams é um capítulo à parte quando tratamos de filmes inspiradores. Impossível elaborar uma lista sem se deparar com ao menos uma obra na qual ele tenha atuado. Nesse caso, preferimos mencionar alguns filmes em um único tópico. O talentoso ator deixou uma filmografia extensa, com altos e baixos, mas entre seus melhores momentos estão histórias absolutamente encantadoras, como “Bom dia, Vietnã“; “Amor além da vida“; “Patch Adams: o amor é contagioso“; “Gênio indomável“; e o belíssimo “Sociedade dos poetas mortos“. Além da obra, a biografia do próprio ator também inspira e alerta. Se Williams levou o público à catarse, fazendo rir, chorar, se emocionar e refletir, o próprio vivenciou dramas pessoais e sucumbiu a uma depressão profunda, o que nos lembra a todos sobre a importância de cuidarmos das nossas fragilidades humanas para seguirmos adiante, vivendo bem e inspirando.

Homenagem da Apple ao ator Robin Williams em ocasião de sua morte.

 

Obs.: da mesma forma que existem temáticas e filmes inspiradores, o próprio cinema em si é uma fonte inesgotável de inspiração e, de tempos em tempos, a expressão artística ganha merecidas homenagens. Para ilustrar este post utilizamos uma imagem de divulgação do filme “Cinema Paradiso“, do diretor Giuseppe Tornatore (1988), que até hoje é uma das mais inspiradas e icônicas homenagens à experiência mágica do cinema. Também vale a pena conferir.

SOBRE NÓS

Este blog é um acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira, com finalidade educativa, visando a criação de um ponto de consulta e questionamento para contribuir com a formação dos futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação.

Posts mais recentes

Entre em contato
com a gente

    Sobre o autor

    "Lidere o Novo Mundo" é uma iniciativa educativa, sem fins lucrativos, com acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira. O blog objetiva ser um ponto aberto de consulta e questionamento para contribuir com a formação de futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação, promovendo um mundo mais justo.

    Deixe um cometário