Modelo groW: What, When, Who (O quê, Quando e Quem)

PREPARO PARA AGIR COM COMPROMETIMENTO

O último post da nossa série sobre o modelo GROW de coaching (clique aqui e confira o post anterior), revela a etapa “W”. Originalmente proposta por John Whitmore como Will (Vontade), a forma ampliada da aplicação desta etapa é reconhecida como WHAT, WHEN e WHO (O Que, Quando e Quem), propondo uma forma mais didática para a sua compreensão e facilitando a prática, por parte do participante.

 

A proposta da etapa “W” foca o que será feito pelo participante para atingir a meta, utilizando a compreensão do que foi aprendido no processo e o que pode ser alterado para atingir os objetivos iniciais. A etapa deve contemplar um resumo e plano de ação para a implementação das medidas, estabelecendo possíveis obstáculos futuros, quando as soluções devem ser executadas (em ordem de plano), além de considerar o cumprimento contínuo dos objetivos e o apoio e desenvolvimento que possa ser necessário, incluindo a delegação de funções para as pessoas envolvidas no processo, o que é especialmente mais válido para lideranças que aplicam o coaching em suas equipes. Tudo precisa ser estabelecido com a certeza de comprometimento do (s) participante (s) com as ações pactuadas, destacando como será a responsabilidade e o cumprimento das metas. O comprometimento com a execução é tão importante como o plano, que o próprio John Whitmore destrincha a etapa em O QUE deve ser feito, QUANDO, por QUEM, e o VOU fazer.

 

“O propósito dessa fase final da sequência do Coaching é converter uma discussão em decisão. O que tem sido claramente especificado, em bases cuidadosamente examinadas, é a construção de um plano de ação para satisfazer um requisito, usando a gama mais abrangente de elementos possível.”

“A essa altura, o ciclo do Coaching está completo, mas fica a cargo do coach entregar ao orientando um registro escrito, claro e preciso, dos passos combinados da ação e das respostas dos orientandos para todas as perguntas do tipo VAI. Ele deveria fazer o orientando ler tal registro e confirmar que é verdadeiro, que aquele é seu plano, que ele o compreende inteiramente, e que pretende realizá-lo.”

(John Whitmore, Coaching para Performance).

 

Confira algumas das perguntas sugeridas por Whitmore para o participante na etapa “W”:

 

O que você vai fazer?

Quando você vai fazer isso?

Esta ação vai atingir seu objetivo?

Que obstáculos você poderia encontrar no caminho?

Quem precisa saber?

De que apoio você precisa?

Como e quando você vai conseguir esse apoio?

Que outros pontos você está considerando?

Em uma escala de 1 a 10, qual é o grau de certeza que você tem de que levará adiante as ações combinadas?

O que impede a obtenção do grau 10?

 

O GROW na prática

O método GROW é aplicado no curso Vortex para lideranças, durante o módulo “Desenvolver Pessoas”. A ferramenta é aplicada em sessões online em grupo mediadas por 2 coaches, que trabalham de forma direcionada na questão individual de cada participante do curso. Dessa forma, todos atuam em conjunto na resolução de cada situação e aprendem também com as experiências do outro. A seguir algumas palavras dos coaches do curso a respeito da aplicação do método e dos resultados:

 

Amyra Sarsur – “Foi visível a entrega e abertura para o crescimento pessoal e profissional de cada participante ao longo desse caminho. Suas inquietações e angústias iniciais, próprias do processo de desenvolvimento de líderes conscientes, deram lugar a profissionais cientes de si e de sua responsabilidade junto às pessoas do seu entorno, suas organizações e a sociedade. Essa maturidade somada ao desejo de ser e fazer melhor a cada dia, com certeza vão pavimentar a continuidade desses avanços.”

 

Lúcia Fonseca: “É emocionante ver a  força do trabalho coletivo  e a ampliação da energia dos envolvidos para o trabalho de desenvolvimento pessoal. Todos os participantes se entregaram e expuseram seus desafios em um clima de confiança e ajuda mútua. A cada encontro pude perceber o esforço de cada um no exercício da mudança necessária. Tudo isto levou ao aumento de consciência sobre eles mesmos e do reconhecimento do potencial que possuem para manterem as mudanças realizadas e continuarem seus processos de desenvolvimento. As questões iniciais foram transformadas em conquistas e empoderamento, que fortalecem o caminho de desenvolvimento da liderança. Parabéns a todos os participantes do Vortex”.

 

Adriana Baracho: “A jornada de aprendizagem destes jovens líderes demonstrou a força de um grupo unido com o mesmo objetivo que é o de desenvolver maior autoconhecimento. As sessões aconteceram de forma aberta e cada participante demonstrou compromisso com seu crescimento, compartilhando suas questões de forma respeitosa e aberta. O resultado foi surpreendente! Realmente houve uma aceleração de aprendizagem onde estes líderes, sem exceção, deram mais um passo para uma liderança mais consciente. Cada um demonstrou suas vulnerabilidades e por meio do aprendizado em grupo suas potencialidades foram ativadas a favor de mudanças reais de comportamento.

 

A equipe também enviou uma mensagem que fecha a proposta aplicada no curso Vortex: 

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