Como líderes podem capacitar e motivar equipes de alta performance

Equipes de alta performance

 

O cenário que vivemos atualmente, com tantas transformações ocorrendo em um curto espaço de tempo, exige que as organizações contem com o trabalho de líderes e equipes de alta performance. O mundo corporativo pós pandemia precisará, mais do que nunca, de profissionais que entreguem resultados superiores e que possuam competências emocionais para lidar com tantos impactos. Contudo, o que podemos chamar de alta performance dentro do ambiente organizacional? Quais são as características que distinguem profissionais com resultados realmente superiores, daqueles considerados comuns ou medianos?

 

Uma equipe de alta performance trabalha em perfeita sintonia e alinhamento, com alto grau de comprometimento, em direção aos seus objetivos. Os colaboradores possuem autonomia e autoconfiança para tomarem decisões importantes. Eles trabalham com ritmo e disciplina na execução de processos e soluções estratégicas, sempre imersos no propósito e cultura organizacional.

 

Dale Carnegie, autor do famoso livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, que trata sobre motivação, colaboração e liderança, nos fala sobre algumas habilidades que essas equipes precisam ter para garantir a excelência na entrega de resultados e performance. Vamos falar a respeito de 3 delas:

  1. DIVERSIDADE DE TALENTOS: uma boa equipe é heterogênea, formada por competências diferentes que se complementam e produzem resultado superior quando atuam em conjunto.
  2. CONHECIMENTO COMPARTILHADO: a disseminação do conhecimento faz parte da cultura de uma equipe engajada com seu propósito. O aprendizado é constante e as pessoas se preocupam em aprimorar tudo o que fazem, compartilhando o que aprenderam com todos que fazem parte do time.
  3. CONFIANÇA: a confiança mútua é essencial para o bom andamento de qualquer relação. Por confiarem uns nos outros, os membros de uma equipe não perdem seu tempo conferindo processos ou se preocupando em como um trabalho será realizado.

 

Um líder de alta performance consegue conduzir, motivar e extrair o melhor de sua equipe, avaliando individualmente cada talento e atuando no desenvolvimento da perfeita combinação entre eles. Mais do que capacidades técnicas (que também são importantes), o líder orientado para resultados superiores possui carisma e assertividade. Ele está totalmente inserido no sistema social de sua empresa, entende os hábitos e comportamentos, é um verdadeiro estudioso do seu contexto organizacional. Por causa disso, consegue mediar conflitos e buscar soluções criativas, que favoreçam todos os setores da empresa.

 

Em artigo para a Harvard Business Review (traduzido pela equipe do site Tutano), o consultor Todd Warner destacou algumas práticas para se tornar um líder excepcional:  

 

AUTOAVALIAÇÃO: avaliar seus próprios hábitos e costumes é importante. São eles que definem a eficácia de um líder. Onde seu tempo está sendo gasto, para onde seu foco se concentra? Como você se comporta nas rotinas junto de sua equipe? Como você a escuta? Quando colabora e quando executa? Respostas honestas para essas perguntas fornecerão uma boa oportunidade de melhoria em seu desempenho.

 

APRENDER COM QUEM POSSUI ALTO DESEMPENHO: esteja junto dos melhores e aprenda com o que é praticado por eles. Compartilhar ideias e trocar conhecimento é extremamente válido para o desenvolvimento de uma liderança superior.

 

PRATIQUE A CULTURA DO FEEDBACK: dar e receber críticas construtivas, de forma regular e integrada ao fluxo de trabalho, é uma ótima maneira de aumentar a eficácia de atuação e aprofundar os relacionamentos. Conversar sobre processos e rotinas, com o objetivo de torna-los cada vez melhores, também é um hábito capaz de melhorar a performance.

 

Para finalizar, deixamos aqui um vídeo muito inspirador que pode trazer várias conexões relacionadas a esse assunto. Trata-se de uma palestra apresentada pela  zoologista Lucy King, que enfrentou um grande desafio em seu trabalho na África do Sul. Com a diminuição das áreas selvagens, os elefantes começaram a disputar espaço e comida com as comunidades locais. Para acabar com os conflitos entre humanos e elefantes, preservando os recursos já escassos dos fazendeiros e salvando a vida dos animais, Lucy construiu cercas feitas com colmeias. As abelhas afastam os elefantes e ainda fortalecem o cultivo nas comunidades através da polinização, além de criar novas formas de subsistência com a comercialização do mel e de outros produtos pensados para manter o equilíbrio dessa relação. Assista ao TED de Lucy King “Como as abelhas podem manter a paz entre elefantes e humanos”:

 

 

Fazendo um link com o assunto abordado aqui, percebemos de forma metafórica mais algumas características importantes em um líder na criação de equipes de alta performance: saber se adequar às mudanças, entender o comportamento do time, mediar conflitos e praticar o empowerment. Também é possível visualizar a importância de ir atrás de soluções criativas, que gerem resultados satisfatórios para toda a comunidade organizacional e ajudem esse ecossistema a atuar em harmonia.

 

Inspire-se para desenvolver seus próprios insights. Até a próxima!

 

 

Obs.: este post foi elaborado a partir do artigo “What Separates High-Performing Leaders from Average Ones”, disponível em https://hbr.org/2015/11/what-separates-high-performing-leaders-from-average-ones e traduzido e adaptado pela equipe do site Tutano, disponível em http://tutano.trampos.co/8897-diferenca-entre-bons-lideres-e-comuns/

SOBRE NÓS

Este blog é um acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira, com finalidade educativa, visando a criação de um ponto de consulta e questionamento para contribuir com a formação dos futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação.

Posts mais recentes

Entre em contato
com a gente

    Sobre o autor

    "Lidere o Novo Mundo" é uma iniciativa educativa, sem fins lucrativos, com acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira. O blog objetiva ser um ponto aberto de consulta e questionamento para contribuir com a formação de futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação, promovendo um mundo mais justo.

    Deixe um cometário