Os ensinamentos sobre gestão, empreendedorismo e liderança de Eugênio Mattar, CEO e sócio da Localiza.

Na semana passada os alunos do @CursoVortex tiveram a chance de participar de uma sessão de mentoria com o CEO e sócio da Localiza Eugênio Mattar. Foi um encontro muito produtivo, onde Eugênio compartilhou seu conhecimento e experiência como empreendedor, respondendo a perguntas feitas pelos alunos. Sabemos como a teoria é necessária e fornece embasamento para guiar ações, mas nada como a prática para promover a retenção do conhecimento de forma genuína. Por isso, o processo de mentoring é essencial no desenvolvimento das lideranças e é um dos módulos mais aguardados do curso. Ele fornece aos alunos a oportunidade de receber um aconselhamento profissional direcionado, de alguém que já tem anos de experiência e muito conhecimento aplicado.

Durante os encontros online, que foram realizados em grupos de 5 alunos cada, Eugênio contou um pouco da sua história como empreendedor, compartilhou sua experiência, seus valores e respondeu às perguntas feitas por cada um dos alunos. A seguir, compartilharemos algumas perguntas e respostas, para que você também possa se inspirar, criar seus próprios insights e aproveitar um pouco desse valioso conteúdo.

O aluno Albes iniciou com a pergunta:

“A quais as características pessoais você atribui tamanha capacidade de gestão e consequente sucesso nos seus negócios?”

Com a simplicidade característica dos grandes sábios, Eugênio começa respondendo que as pessoas nascem diferentes, com vocações diferentes. É preciso, em primeiro lugar, saber identificar a sua vocação e motivação pessoal. Porém, não se pode parar por aí, contando somente com essa motivação. Para ser bem-sucedido em sua intenção é necessário buscar preparo e atributos que possam promover o seu desenvolvimento.

No caso do CEO, que desde os 11 anos de idade sempre demonstrou em suas atitudes a vocação para o empreendedorismo, ele se concentrou em estudar. Dessa forma, conseguiu se desenvolver intelectualmente e aprimorar habilidades que forneceram aporte para vencer seus desafios pessoais.   

Para Eugênio, outro ponto essencial para o sucesso é o caráter:

“Se você for uma pessoa muito bem formada, com motivação espetacular e tiver um mau caráter, ele irá subtrair tudo aquilo que você tem. A soma é negativa.”

 

É essencial sustentar suas ações nos pilares da confiança e da ética. O sucesso não pode ser conseguido a qualquer custo, de qualquer jeito. Não pode ser através do uso dos colaboradores, dos clientes, da sonegação de impostos ou da falcatrua. Existem profissionais brilhantes, grandes líderes, construindo suas histórias através de caminhos tortuosos, fazendo escolhas erradas e indo em busca de um sucesso que não poderá ser celebrado.

“Não basta fazer o certo, tem que fazer da forma certa”.

 

É preciso também trabalhar no desenvolvimento das habilidades necessárias para o alcance do objetivo pretendido, mantendo a motivação e a disciplina. E, para isso, é preciso aceitar que, muitas vezes, será necessário abdicar de algumas coisas. Deixar de participar de alguns eventos para se dedicar mais aos estudos, por exemplo, ou encarar a dor de falar um “não” necessário na educação de um filho.

“Se não tem dor, não tem valor”, são as palavras de Eugênio sobre isso. Quando a vontade de fazer é grande o bastante, a dor inerente ao processo torna-se apenas um detalhe. O foco será sempre no prazer que o resultado final proporciona.

O aluno Rodrigo também direcionou à Eugênio uma pergunta muito válida e instigante:

“Como deve ser feita a transição da competência técnica para a competência política, tão necessária na evolução da liderança? ”

Nessa questão, Eugênio pontua que à medida em que o profissional vai crescendo dentro da hierarquia organizacional ele vai deixando de ter seu foco no aspecto técnico para desenvolver habilidades mais políticas, de um influenciador e negociador. Nesse momento, é preciso conquistar a confiança dos líderes e subordinados. Para alcançar essa credibilidade, o conhecimento técnico não é suficiente. É preciso fazer um exercício constante de autoconsciência, em busca de resultados comportamentais cada vez melhores. Suas forças devem ser usadas a seu favor e suas fraquezas precisam ser trabalhadas como pontos de melhoria e evolução.

Ainda sobre a importância das relações para uma gestão eficiente, o CEO cita a pirâmide de Maslow:

“Se você tem tudo o que é essencial, a única coisa que gera dor são os relacionamentos.”   

 

A política é a base das relações e criar times engajados, que interagem dentro de uma atmosfera de confiança, é o caminho para o sucesso.  “Sou apaixonado por conhecer as pessoas e montar times complementares”, afirma o profissional a respeito deste tema.

Outras questões foram discutidas durante a sessão de mentoring:  

  • Quais competências você busca em uma pessoa para assumir alguma diretoria na Localiza? Qual conselho você me daria para chegar lá? Quais são os pontos mais relevantes que preciso desenvolver relacionados à liderança?
  • Como você agiu/agiria como líder frente a situações de extrema pressão sobre você e sua equipe, onde todos são exigidos além do seu limite?
  • Se você estivesse iniciando hoje sua carreira como executivo/gestor e pudesse receber uma dica sua do futuro, qual seria a “recomendação”?
  • Sabendo que o senhor tem fortes habilidades em finanças e sempre foi o responsável pela área financeira da empresa, na sua opinião, qual o papel do CFO nos tempos atuais? Teria alguma dica/sugestão para gerar valor para a empresa, acionistas e clientes?
  • Se você tivesse 22/23 anos hoje, o que faria e como pensaria em traçar sua carreira?
  • Qual sua opinião sobre a relevância de se fazer um MBA e em qual momento da carreira você o considera mais adequado?
  • Como administrar sucessão e a continuidade de uma sociedade que deu certo na primeira e segunda geração e está entrando para a terceira?

A cada pergunta, uma nova oportunidade de aprender muito com alguém que é um profissional reconhecido nacionalmente, um CEO referência no mercado, com extensa bagagem de expertise e experiência. A sessão de mentoring com Eugênio Mattar foi um momento único na trajetória profissional dos nossos jovens líderes, que tiveram suas expectativas superadas. Confira alguns depoimentos abaixo:

“Hoje tive a honra o prazer de ter uma seção de Mentoring com o CEO da Localiza, Eugenio Mattar, que é um profissional exemplar e nos proporcionou uma incrível experiência! Para a minha felicidade pude fazer a última pergunta, aonde tentei obter dele uma dica de como ser um executivo de sucesso, de como “encurtar” a famosa curva de maturação. Como em todas as brilhantes manifestações, foi pontuado que não há uma ferramenta para “encurtamento” da curva, mas que a mesma pode ser “maximizada e potencializada”. Infelizmente nesse ponto vou me permitir discordar, pois hoje nós alunos do Curso Vortex tivemos uma grande oportunidade de desenvolvimento, que no meu entendimento possibilitou encurtamos, mesmo que pouco, essa curva. Tenho convicção que o aprendizado sempre estará presente em nossas vidas, pois nunca saberemos o suficiente ao ponto de não termos algo a aprender. O fechamento de sua fala foi de tamanha sabedoria e verdade que me sinto orgulhoso de compartilhar com vocês: “nunca devemos achar que somos mais e melhores, mas sempre acreditar que podemos fazer mais e melhor”. Agradeço a Adriana Baracho e ao time HR pela riqueza deste programa, por nos impactar e surpreender sempre!”

Albes Ramon Pinho Senra

“Experiência que vale ouro.

Na manhã de hoje, tive uma oportunidade única: conversei com o CEO da maior rede de aluguel de carros da América do Sul. Por incrível que pareça, Eugênio Mattar presidente da Localiza, esteve aqui, contribuindo para minha jornada de liderança. Foi espetacular estar com ele, que já foi eleito o “CEO do ano” e poder entender o que se passa na cabeça de alguém tão incrível. Falamos sobre cultura, liderança, gestão de pessoas, produtos e atendimento ao cliente. Com bom humor e uma simplicidade peculiar, ele fez questão de reforçar sobre a importância de estar bem acompanhado, cercado de pessoas boas (tecnicamente e de bom caráter). Quando lhe perguntei sobre a importância do CFO nos tempos atuais, ele me explicou que acredita que um gestor financeiro tem um papel fundamental no crescimento de qualquer negócio, na parceria com as demais diretorias, apurando os indicadores certos e impulsionando o crescimento sustentável. Disse tb que valoriza relações de confiança numa equipe, pois sem confiança não tem engajamento e sem engajamento não tem sucesso. Obrigada Adriana Baracho por proporcionar essa mentoria aos alunos do Curso Vortex! Com segurança, posso afirmar que foi um daqueles momentos que acontecem de vez em quando e que ficam guardados pra sempre.”

Andrezza Alencar

Para finalizar o artigo, vamos deixar mais algumas frases inspiradoras de Eugênio Mattar, para que você possa refletir e criar suas conexões e insights. Até a próxima!

“Valores escritos precisam ser praticados com verdade.”

“A doação gratificante está no crescimento do outro.”

“A empresa ser bem preparada financeiramente, com times engajados faz toda a diferença na sustentação do negócio.”

“A experiência é nunca perder uma crise, sem deixar ninguém para trás.”

SOBRE NÓS

Este blog é um acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira, com finalidade educativa, visando a criação de um ponto de consulta e questionamento para contribuir com a formação dos futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação.

Posts mais recentes

Entre em contato
com a gente

    Sobre o autor

    "Lidere o Novo Mundo" é uma iniciativa educativa, sem fins lucrativos, com acervo de textos, vídeos e artigos sobre gestão, tendências de mercado, mindset, sustentabilidade, carreira. O blog objetiva ser um ponto aberto de consulta e questionamento para contribuir com a formação de futuros líderes que atuarão em um mercado em constante transformação, promovendo um mundo mais justo.

    Deixe um cometário